Back
AP_SobriedadeEnergetica_Site_1920x580px

COMO POUPAR ÁGUA, ELETRICIDADE E O SEU DINHEIRO

Os tempos estão a mudar e, com ele, temos de nos fazer acompanhar de novos e melhores hábitos. No que diz respeito ao consumo que fazemos diariamente, podemos e devemos tomar ações para preservar o meio ambiente, mas também importa que não sinta as suas contas a aumentar.
Os recursos naturais que utilizamos todos os dias são limitados e cada vez mais somos aconselhados a ser sustentáveis. Este mês o Aqua Portimão partilha 13 formas para poupar nestes dois recursos e, assim, aliviar um pouco a sua carteira. 

1. Troque o balde e esfregona por uma mopa com depósito de água
Existem já várias mopas que limpam o chão seco ou húmido e lhe deixam a casa limpa. A Vileda Spray é uma opção para as limpezas diárias, com um depósito de água que permite limpar o chão, sem lhe ocupar muito espaço no armário. Possível de adquirir na Auchan.

2. Desligue os equipamentos que não utiliza
Temos por hábito manter os equipamentos do dia a dia ligados à tomada, mesmo quando não os estamos a utilizar. Pense em todos os aparelhos eletrónicos que deixou ligados nas últimas semanas em casa - computadores, televisões e até as boxes da televisão consomem quase o mesmo, quer estejam ligados ou em standby. A melhor opção é desconectá-los das tomadas elétricas e assegurar que não estão a consumir energia. Pode também optar por extensões de tomadas com interruptor para ter um melhor controlo do que permanece ligado durante o dia.

3. Oiça música no duche

Uma das melhores formas de poupar no consumo de água todos os meses é passar a dar prioridade aos duches e deixar os banhos de imersão de parte. Mas para controlar o tempo que passa debaixo de água, coloque uma música ou pequena playlist que lhe sirva de temporizador. Em média, as músicas duram cerca de 4 minutos. Quando a música acabar já sabe que é altura de desligar a água.

4. Encha as suas máquinas de lavar
Estabeleça uma rotina que o permita lavar mais roupa na sua máquina de lavar, de uma só vez, em vez de fazer várias máquinas com menos peças. Dependendo da marca e modelo da sua máquina de lavar, pode também programar uma lavagem económica. Esta forma de poupança também é válida para a sua máquina de lavar loiça. Encha a máquina até à carga máxima, sempre que possível, e evite consumos múltiplos e desnecessários.

5. Aproveite o bom tempo
É certo que já estamos no Outono, mas o bom tempo faz questão de continuar a fazer-se sentir, pelo que devemos tirar proveito dele. Tente programar as máquinas de lavar roupa para os dias de sol, de forma que sequem ao ar livre. Caso esteja calor, aproveite a brisa do exterior e abra as janelas, em vez de ligar o ar condicionado ou ventoinhas. Em dias mais frios, deixe de parte os aquecedores e usufrua do sol junto às janelas. Parece simples, mas ajuda-o a economizar ao fim do mês.

6. Deixe os modeladores de cabelo na gaveta
Pode utilizar métodos mais saudáveis, ao mesmo tempo que poupa energia, ao utilizar rolos ou tranças para encaracolar o seu cabelo. Aproveite que o look dos anos 90 está de volta e dê volume ao seu cabelo sem tocar em modeladores ou placas elétricas.

7
. Aperte as suas torneiras
Pode já ter reparado que as suas torneiras continuam a pingar, mesmo quando as fecha totalmente. Opte por instalar redutores de caudal onde seja necessário para reduzir o gasto de água que não utiliza. Pode poupar cerca de 20litros de água num só dia ao consertar estes pequenos problemas. O ambiente agradece e a sua carteira também. 

8. Decore as divisões da sua casa com LED’s
Se já pensou em fazer alterações à sua decoração de casa, as grinaldas ou outras luzes a pilhas são uma boa opção. As lâmpadas LED (Light Emitting Diode), de baixo consumo, ajudam-no a poupar na energia que despende. Especialmente à noite, estas luzes dão um toque acolhedor e reconfortante às divisões, e permitem-lhe poupar na eletricidade. Pode encontrar várias opções da loja Auchan.

9. Esteja atento ao seu frigorífico
Sabia que quanto mais fria for a temperatura do seu frigorífico, mais energia este consume? Estabeleça uma temperatura intermédia, para que consiga manter os alimentos frescos, sem que a conta elétrica suba em demasia.

10. A chuva é uma mais-valia
Nem sempre ficamos felizes quando temos de sair de casa e está a chover, mas pode utilizar estas águas para regar as suas plantas, lavar o chão de casa ou utilizar no autoclismo. É uma excelente forma de poupar nas suas faturas mensais e aproveita o que a natureza lhe traz.


11. Energias renováveis
Caso tenha oportunidade, opte por investir em energias renováveis. A instalação de painéis fotovoltaicos ou painéis solares térmicos, sobretudo em casas com uma grande exposição solar, proporciona-lhe a energia necessária para aquecer a habitação. Com a utilização extra de baterias de acumulação de energia, pode ainda armazenar a energia que não é consumida durante o dia. 

12. Meça o seu próprio consumo
Caso não saiba onde pode poupar ou tenha dúvidas de quanto está a gastar, pode adquirir um medidor de energia. Estes aparelhos permitem consultar o período temporal onde está a gastar mais, as quantidades de energia e a potência consumida. Alguns aparelhos permitem também verificar o consumo por equipamento, bem como o consumo de gás ou água. Desta forma, pode ter uma noção das reduções a fazer na sua casa e ir gerindo as suas despesas de forma mais rigorosa.

13. Esteja consciente das tarifas e ciclos horários
Em Portugal, o consumidor pode optar por três tarifas de energia, tendo em conta os seus hábitos de consumo: a tarifa simples, na qual a energia apresenta o mesmo preço durante todas as horas do dia; a tarifa bi-horária, com os preços da energia divididos em dois períodos – um mais caro nas horas de maior consumo e um mais barato quando o consumo for menor; e a tarifa tri-horária, que apresenta o mesmo modelo que a bi-horária, mas divide-se em três períodos de preços diferentes – um alto, um intermédio e um baixo. Para além destas tarifas, é também importante reconhecer a existência do ciclo semanal, que faz uma distinção entre os dias úteis e o sábado e domingo, e do ciclo diário, no qual todos os horários são iguais, independentemente do dia. Caso trabalhe em casa e necessite de utilizar equipamentos elétricos durante todo o dia, a tarifa simples pode ser a mais adequada para si. No entanto, se apenas está em casa ao fim do dia e realiza nessa altura as tarefas domésticas que necessitem de consumo de energia, a tarifa bi-horária poderá ser a melhor solução, já que lhe permite ter preços mais baixos à noite. A melhor escolha para si deve ser analisada e pode significar poupanças significativas.