Como dar uma nova vida aos frascos e garrafas de vidro?

Os recipientes de vidro são cada vez mais comuns por serem considerados menos poluentes do que os de plástico. E embora tenha sido uma boa mudança para o ambiente, o que é significa para nós? Que acabamos com dezenas de frasquinhos guardados e esquecidos nas prateleiras lá de casa. 
O Aqua Portimão partilha 5 dicas para reutilizar os frascos e garrafas de vidro. Em vez de os deitarmos fora ou guardá-los numa gaveta e esquecê-los, podemos dar-lhes uma nova vida. A carteira, o ambiente e a criatividade vão agradecer-lhe! 

Dica nº1: Organizar a cozinha ao estilo da Marie Kondo 

Este tipo de frascos e garrafas são ideais para manter a sua cozinha organizada e bonita! Pode colocar temperos, leguminosas ou bolachas dentro destes recipientes. É garantido que as suas prateleiras vão ficar mais organizadas e com um ar mais leve. Além disso, vai saber sempre as quantidades que tem, o que vai ser uma mais valia na hora de ir às compras!  

Dica nº2: Criar peças decorativas únicas 

Esta é uma excelente opção para grandes garrafas. Tire partido da transparência e faça o seu próprio candeeiro de presença. Para tal apenas precisa de colocar luzes decorativas dentro da garrafa, et voilà, já está a brilhar! Se gostar do ambiente acolhedor que estes candeeiros proporcionam mas não tiver garrafas de grandes dimensões, pode optar por tornar os frascos e garrafas pequenos em candelabros. Para os amantes da natureza, outra opção, é utilizar os recipientes como vasos. Seja para flores grandes ou pequenas, verdadeiras ou falsas, este vasos únicos vão ser o foco da sua decoração. 

Dica nº3: Criar a sua horta em casa 

Quem nunca sonhou em ter uma horta em casa? A falta de espaço não será um problema. Com pequenos frascos de vidro poderá criar a sua mini horta de ervas aromáticas. Coloque os recipientes perto de uma janela com sol e veja a sua horta sustentável crescer. Alguns exemplos de ervas que pode cultivar nos frascos são salsa, coentros ou manjericão. As refeições caseiras vão ter outro sabor.

Dica nº4: Guardar comida para levar 

Os frascos podem ser utilizados como recipientes para levar a sua comida para o trabalho, para a praia ou para um piquenique. Opte por frascos mais largos para ter mais facilidade em retirar a comida. Agora pode levar o seu iogurte com granola ou a sua salada para qualquer lado!

Dica nº5: Ter tudo o que precisa à vista

Quer seja no quarto de dormir ou no quarto de banho, estes frasquinhos também têm o seu lugar. Pode utilizá-los para colocar cotonetes, algodões, lenços, ganchos, elásticos e até escovas de dentes! Mais uma vez, tirar partido da transparência vai ajudá-lo a encontrar todos os objetos que utiliza no dia a dia. 

Dica extra: Dar o seu toque especial 

Em qualquer uma das opções referidas pode deixar os frascos au naturel ou dar-lhe o seu toque pessoal.  Para objetos divertidos e coloridos, pode pintá-los ou fazer uma colagem com vários materiais como papel ou tecido. No caso de ter um estilo mais rústico, envolva o recipiente com ráfia, para um toque mais natural. E se não tiver a certeza do que o frasco contêm, coloque etiquetas para identificar e nunca se esquecer.  



A equipa Aqua Portimão