Back
Artigos_SITE_2000x600_MAIO_0000_livros

RECOMENDAÇÕES LITERÁRIAS DOS FAMOSOS

Agora que os dias começam a ficar mais longos, o tempo mais quente e os espaços ao ar livre mais convidativos, sugerimos que te faças acompanhar de um livro. Vive aventuras épicas, romances inesquecíveis, vidas marcantes com uma poderosa mensagem, tudo através da força das palavras impressas. 

Começa o teu Clube de Leitura. O Aqua Portimão selecionou algumas sugestões de personalidades conhecidas que encontram nos livros fontes de inspiração e escape. 


LADY GAGA

Cartas a um Jovem Poeta de Rainer Maria Rilke 
As cartas a um jovem poeta não é uma obra escrita e estruturada pelo seu autor com vista à edição em livro. São uma colectânea de peças irregularmente intervaladas no tempo (seis ao longo de 1903, três em 1904 e uma em 1908), organizada por Franz Xaver Kappus muito depois de as ter recebido.


HARRY STYLES
Norwegein Woods de Haruki Murakami   

Um avião prepara-se para aterrar no aeroporto de Frankfurt. Aos ouvidos de Toru Watanabe chegam os acordes de «Norwegian Wood», a famosa canção dos Beatles. O mítico tema dos Beatles tem o condão de transportar este executivo de 38 anos aos tempos da juventude, vividos na turbulenta Tóquio em finais dos anos sessenta.
Saído da casa dos pais com dezoito anos e deixando para trás a pacatez de província e o velho Toyota Corolla da família, Toru chega à capital japonesa a fim de estudar teatro na universidade instalando-se uma residência estudantil só para rapazes. Filho único e solitário por natureza, passa o tempo a ler O Grande Gatsby e a estudar atentamente os colegas e as pessoas que o rodeiam. Um belo dia, o narrador reencontra um rosto de passado: Naoko, antiga namorada do seu grande amigo de adolescência, Kizuki, antes de este cometer suicídio na flor da idade, depois de vencer um jogo de snooker.


RM (BTS)
À Boleia pela Galáxia de Douglas Adam 
  
Segundos antes de a Terra ser destruída para dar lugar a uma autoestrada intergaláctica, o jovem Arthur Dent é salvo pelo seu amigo Ford Prefect, um alienígena disfarçado de actor desempregado e que se encontra a trabalhar numa nova edição do Guia Para Quem Anda à Boleia Pela Galáxia. Juntos, viajam pelo espaço na companhia do presidente da galáxia (ex-hippie, com duas cabeças e três braços), Marvin (robô paranoico com depressão aguda), e Veet Voojagig (antigo estudante obcecado com todas as canetas que comprou ao longo dos anos). Onde estão essas canetas? Porque nascemos? Porque morremos? Porque passamos tanto tempo entre as duas coisas a usar relógios digitais?


TAYLOR SWIFT
Pessoas Normais de Sally Rooney

Pessoas Normais é uma história de fascínio, amizade e amor mútuos, que acompanha a vida de um casal que tenta separar-se, mas que acaba por entender que não o consegue fazer. Mostra-nos como é complicado mudar o que somos. E, com uma sensibilidade espantosa, revela-nos o modo como aprendemos sobre sexo e poder, desejo de magoar e ser magoado, de amar e ser amado.  


ZENDAYA
Noite dos Reis de Shakespeare

Noite de Reis é uma comédia, e bem engraçada por sinal. Parte de uma ideia básica: alguém ama alguém que ama outra pessoa, que ama outro. Assim terá nascido a comédia de enganos? Seja como for, milhares de adaptações depois (afinal é uma história com mais de 400 anos), o enredo cativa e faz pensar como teria reagido a audiência que viu esta peça em estreia em 1602.


CATHERINE ZETA-JONES
O Grande Gatsby de F. Scott Fitzgerald

Justamente considerada uma das mais importantes obras de ficção do século XX, O Grande Gatsby é um retrato notável da era dourada do jazz em toda a sua decadência e excessos. Pelos olhos do provinciano Nick Carraway, conhecemos a história do misterioso Jay Gatsby, um milionário que subiu na vida a pulso, movido pela paixão quixotesca que nutre pela jovem Daisy, uma rica herdeira bela e frívola. A sua obsessão por ela fá-lo reinventar-se para por fim poder reclamar a sua amada, numa autêntica encarnação do sonho americano. Porém, o reencontro de ambos acaba por desencadear uma série de acontecimentos trágicos, com Gatsby a ser vítima não apenas da sua ambição, mas da insensibilidade e falta de valores que imperam na sociedade americana da época.


J.K.ROWLING 
Emma de Jane Austen

Em Highbury, Inglaterra, no início do século XIX, conhecemos a história de Emma Woodhouse, uma jovem inteligente cuja convicção nas suas capacidades de casamenteira leva a uma série de desastres amorosos. Embora esteja convencida de que nunca se irá casar, Emma acredita que é uma excelente promotora de casamentos entre os seus conhecidos. Ela efetivamente orquestrou o recente casamento da sua antiga governanta, Miss Taylor, e do viúvo Mr. Weston.


DREW BARRYMORE 
O Adeus às Armas de Ernest Hemingway

O Adeus às Armas, provavelmente o melhor romance americano resultante da experiência da Primeira Guerra Mundial, é a história inesquecível de Frederic Henry, um condutor de ambulâncias que presta serviço na frente italiana, e da sua trágica paixão por uma enfermeira inglesa.


WOODY ALLEN
Memórias Póstumas de Brás Cubas de Machado de Assis

Brás Cubas é um homem rico e solteiro que, depois de morto, resolve dedicar-se à tarefa de narrar a sua própria vida. Dessa forma, emite opiniões sem se preocupar com o julgamento que os vivos podem fazer dele. Brás é oportunista, egocêntrico, indolente e improdutivo. da sua infância, tem contato com um colega de escola, Quincas Borba, e da sua juventude, resgata o envolvimento com uma prostituta de luxo, Marcela.


Mais sugestões? Há Book Clubs imperdíveis e deixamos alguns para aderir já!

Bookgang por Helena Magalhães
Oprah's Book Club by Oprah Winfrey
Belletrist – Emma Roberts e Karah Preiss 
Reese’s Book Club – Reese Witherspoon
Our Shared Shelf – Emma Watson
Noname Book Club by Noname
Between Two Books by Florence Welch  

 

A equipa Aqua Portimão