Outubro é o mês de prevenção do cancro da mama e dedicamos este espaço para que possa estar informada acerca deste problema de saúde pública – dos sinais a que deve estar atenta a quem deve contactar.
Todos os anos são detetados cerca de 7 mil novos casos deste tipo de cancro em Portugal e é possível identificar fatores de risco a que deve prestar especial atenção. A idade é um deles, sendo que o risco aumenta em mulheres com idade superior a 60 anos.
No entanto, também a história familiar é um fator de que deve estar consciente, pois o risco aumenta significativamente caso existam ocorrências deste tipo de cancro na sua família. Nestas situações, os testes genéticos podem ser benéficos para identificar mutações em genes que levam a um desenvolvimento do cancro da mama, como o BRCA 1 e BRCA 2.
Deve evitar fumar e ingerir bebidas alcoólicas e manter um estilo de vida saudável e ativo, mas também deve realizar ocasionalmente exames de rastreio do cancro da mama para que possa estar vigilante e detetar qualquer problema a tempo. Quanto mais cedo tal acontecer, maior é a probabilidade de um tratamento eficaz.
O Programa de Rastreio de Cancro da Mama, que cobre grande parte de Portugal Continental[1], realiza exames de rastreio gratuitos a todas as mulheres com idades entre os 50 e 69 anos, inscritas nos Centros de Saúde locais, de dois em dois anos, através de uma carta-convocatória. Em caso de dúvidas, as utentes serão encaminhadas para consultas extra para um diagnóstico final.
Caso não esteja abrangida por este Programa, deve ser acompanhada por um Médico de Família ou Ginecologista e estar atenta a qualquer alteração na mama ou mamilo. Faça uma palpação da mama e da zona das axilas, regularmente, para que possa verificar a existência de nódulos ou alterações na pele. Atenção, este autoexame não substitui uma consulta médica ou outros exames de rastreio. Qualquer dúvida que tenha, não hesite em contactar uma Unidade de Saúde para que possa ser esclarecida.
É também importante reconhecer que, apesar de este ser um problema de saúde maioritariamente feminino, 1 em cada 100 casos de cancro da mama afetam o homem.
A Linha Cancro é uma linha de apoio à pessoa com cancro, aos seus familiares ou a qualquer pessoa que procure um esclarecimento acerca da doença, e está disponível através do contacto telefónico 808 255 255 ou através do endereço eletrónico linhacancro@ligacontracancro.pt, de 2ª a 6ª feira, das 9h às 18h.
Lembre-se que prevenir é um dos passos mais importantes na luta contra o cancro da mama.