Os alimentos da época são mais saborosos e mais sustentáveis
Agosto apresenta uma grande variedade de frutas e legumes próprios da estação. Frutas e legumes coloridos são obrigatórios nas mesas e marmitas de verão! Mas porque devemos comer alimentos da época? E que receitas podemos fazer?
Estes alimentos são nutricionalmente mais ricos. Após a colheita, os alimentos começam a perder o seu valor nutricional, pelo que quanto mais rápido chegarem às superfícies comerciais, maior será o será o seu valor nutricional. Alguns dos alimentos disponíveis em mercados e supermercados que não são da época, vêm de locais longínquos, fazendo viagens demoradas, nas quais vão perdendo nutrientes e vitaminas. Logo os frutos e legumes mais ricos são os que são plantados perto de nós.
A carteira também agradece a compra de ingredientes locais e da época uma vez que são mais baratos! Como as viagens são mais curtas, o preço diminui também.
Ao nível da sustentabilidade, é mais benéfico escolher produtos da época. Afinal de contas a natureza saber fazer a sua magia e há uma explicação para que cada alimento cresça em determinadas zonas e em períodos específicos. O transporte é um dos maiores responsáveis pelo impacto negativo da indústria alimentar, por isso, se optar por ingrediente específicos da estação estará a diminuir a sua pegada ecológica.
E quais são as frutas e legumes que se devem comer em agosto?
Receita com alimentos da época: Salada fresca com frutas
O Aqua Portimão sugere uma salada bem fresca para os dias mais quentes, composta por ingredientes da época e que prova que a fruta não é apenas sobremesa.
Ingredientes salada
- Uma mão cheia de rúcula
- 2 Pêssegos ou nectarinas
- 150gr Mozarela fresca
- Uma mão cheia de Manjericão fresco
- Sal e pimenta a gosto
Ingredientes Vinagrete
-2 colheres de sopa de azeite
-1 colher de sopa de vinagre balsâmico
-1 colher de sopa de sumo de limão
-Uma pitada de sal
Preparação
- Para fazer esta salada rápida, comece por lavar a fruta, rúcula e manjericão.
- De seguida, comece a preparar o vinagrete, e para tal basta juntar todos os ingredientes numa tigela e mexer bem.
- Corte a fruta em pedações finos, retirando o caroço e sem descascar.
- Numa tigela, coloque primeiramente a rúcula como base, e enfeite com os pêssegos / nectarinas, a mozarela em pedaços e o manjericão.
- Tempere com sal e pimenta a gosto. E para o toque final, regue a salado com vinagrete.
Dica: pode acompanhar esta salada com pão torrado com um pio de azeite.